Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação e patentes
Início do conteúdo da página

Inovação e patentes

No IEN, as questões relativas à gestão de inovação, patentes e transferência de tecnologia são atribuições do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Entre as ações do NIT na elaboração de portfólios e na gestão das tecnologias desenvolvidas no Instituto, destacam-se:

  •  O contrato de transferência de tecnologia do Monitor MIR 7028 para a empresa MRA Indústria de Equipamentos Eletrônicos Ltda, assinado em 2004, averbado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e ainda em vigor.
  •  A parceria com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) para o desenvolvimento de processos de purificação do minério existente na mina de Santa Quitéria (CE), com separação de fósforo e urânio para produção de combustível nuclear.
  •  O contrato com a empresa Atŏmum Serviços Tecnológicos Ltda. para desenvolvimento conjunto de radiotraçadores para aplicações industriais. Instalada na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, a Atŏmum nasceu a partir de pesquisas sobre aplicação industrial de técnicas nucleares desenvolvidas no IEN.

Atualmente o NIT/IEN desenvolve, em conjunto com o NIT/Sede da CNEN, atividades de caracterização do perfil tecnológico do Instituto e mapeamento do mercado potencial para sua produção tecnológica.

Patentes depositadas pelo IEN

Fim do conteúdo da página