Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de pesquisa

Aplicações de radiotraçadores na indústria e no meio ambiente

Uso de radiotraçadores para otimização de processos na indústria de petróleo, gás natural, mineração e tratamento de esgotos, e para medição de vazão em dutos, localização de pontos de fugas e obstrução em trocadores de calor.

Engenharia e tecnologia de reatores nucleares

Formação de recursos humanos em física de reatores experimental e física nuclear aplicada, ensaios não destrutivos com nêutrons térmicos (neutrongrafias convencional e digital, tomografia computadorizada), análises por ativação neutrônica, medidas de seção de choque e produção de radioisótopos.

Engenharia de sistemas complexos

Projetos de interfaces humano-sistema por meio de: tecnologia digital, sistemas de auxílio ao operador, modelagem da confiabilidade humana, desenvolvimento de métodos para treinamentos de operadores de sistemas complexos e aplicações de técnicas de inteligência artificial na engenharia.

Gestão do conhecimento em ciências nucleares

Preservação e disseminação do conhecimento nuclear.

Instrumentação nuclear

Desenvolvimento de instrumentação para reatores de pesquisa e modernização de sistemas em instalações nucleares, para monitoração de radiação e radioproteção, para espectrometria e para medicina nuclear.

Materiais funcionais e estruturais

Desenvolvimento, caracterização e aplicação de membranas cerâmicas e poliméricas para o tratamento de rejeitos líquidos de baixa e média radioatividade.
Caracterização do combustível nuclear por técnica ultrassônica.
Avaliação do estado de tensão em materiais por técnicas ultrassônicas.

Produção de radiofármacos

Produção de novos radiofármacos emissores de pósitrons.

Proteção radiológica

Influência do gás radônio indoor/outdoor.
Avaliação da dose de radiação ionizante para dosimetria pessoal e ambiental por termoluminescência.

Radioecologia tropical

Metodologia integrada para obtenção de valores de parâmetros e otimização/adequação de modelos radioecológicos.
Estudos de processos relacionados à mobilidade e fitodisponibilidade de poluentes estáveis e radioativos.
Uso de ferramentas computacionais para desenvolvimento de modelos radioecológicos conceituais e indicadores para detectar radiovulnerabilidades ambientais e propor ações de remediação.
Estudos biogeoquímicos de poluentes em solos, sedimentos e resíduos urbanos e industriais para análise de risco.

Radioquímica e química nuclear

Utilização de técnicas de química, radioquímica e química nuclear no estudo e desenvolvimento de processos hidrometalúrgicos, metodologias analíticas e monitoração e manejo ambiental.

Realidade virtual aplicada à área nuclear

Desenvolvimento de simuladores 3D para fins de treinamento e de divulgação científica nas áreas de proteção nuclear, física e médica.

Técnicas nucleares na área da saúde

Termo-hidráulica experimental de reatores nucleares

Desenvolvimento de técnicas experimentais avançadas para medição de escoamentos bifásicos gás-líquido; estudo e avaliação de escoamentos bifásicos, utilizando seções bifásicas água-ar; estudo experimental de circulação natural em um reator de pesquisa do tipo piscina em escala reduzida; simulação de sistemas passivos de remoção de calor residual de reatores nucleares em escala reduzida; suporte experimental ao desenvolvimento de programas computacionais para simulação termo-hidráulica.

Fim do conteúdo da página