Acesse o Portal do Governo Brasileiro Clique aqui para visitar o site do MCT
unidades   :: acessar :: canais   :: acessar :: busca   :: buscar :: :: contato ::
Início
      
Busca
OK
Fale conosco | Webmail | Links | Mapa do site
Banco de notícias
O IEN na mídia
 

IEN participa de INCT de Reatores Inovadores

“A intenção é sermos a fonte intelectual onde o Brasil poderá se apoiar para buscar um projeto de reatores inovadores.” Assim o pesquisador do IEN Paulo A. Berquó de Sampaio, vice-coordenador do recém-criado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Reatores Nucleares Inovadores, sintetiza a razão de ser dessa nova instituição. Serão 2,24 milhões de reais em verbas dedicadas exclusivamente à pesquisa até 2011. “Esses recursos são, enfim, para que os pesquisadores fiquem menos preocupados em correr atrás de verba e possam se dedicar mais à pesquisa”, complementa Sampaio.

Os INCTs, criados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia em novembro de 2008, são redes de pesquisa temáticas, espécies de “institutos virtuais” sem uma localização precisa, envolvendo pesquisadores e laboratórios de várias instituições. “A organização do trabalho é pelas linhas de pesquisa, que perpassam mais de uma instituição”, explica Sampaio.

Coordenado pelo professor da COPPE Aquilino Senra Martinez, o INCT de Reatores Inovadores compreende, além do IEN, outras três unidades da CNEN: o IPEN, o CDTN e o CRCN-NE. Participam também a COPPE, os departamentos de engenharia nuclear da UFPE e da UFMG, o IME, o Instituto Politécnico da UERJ e o Instituto de Matemática da UFRGS.

Sobre a importância dos reatores inovadores para o futuro, Sampaio comenta que “hoje identificamos três conceitos de reatores que terão impacto nas questões da sustentabilidade e da aceitação pública da energia nuclear”. Esses modelos, descreve, são os reatores a gás a alta temperatura VHTGR (very high temperature gas reactor, em inglês), que produzem hidrogênio para uso veicular, os ADS (accelerator driven system), que transmutam rejeitos diminuindo sua meia-vida e radiotoxicidade, e os reatores regeneradores rápidos (fast breeder reactors), que transformam material fértil em material físsil, estendendo por séculos a possibilidade da utilização da energia nuclear.

O IEN participará do INCT de Reatores Inovadores com suas competências em termohidráulica experimental e computacional, física de reatores, técnicas de inteligência artificial e realidade virtual. Entre os tipos de reatores inovadores, dará mais ênfase às pesquisas sobre o ADS e o VHTGR.

Junto com Sampaio, compõem o grupo do IEN nesse INCT Antônio Carlos Mól, Celso Marcelo F. Lapa, Cláudio Márcio N. Abreu Pereira, Maria de Lourdes Moreira e Rubens Souza dos Santos, todos professores da pós-graduação do IEN. A infraestrutura física do IEN que será compartilhada pelo INCT de Reatores Inovadores é composta pelos Laboratórios de Realidade Virtual, de Computação Paralela, de Termo-Hidráulica Experimental e de Interfaces Homem-Sistema.

Voltar

Rua Hélio de Almeida, 75 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: (21) 2173-3700 / Fax: (21) 2590-2692 - Horário de funcionamento: 7h30 às 16h30