Acesse o Portal do Governo Brasileiro Clique aqui para visitar o site do MCT
unidades   :: acessar :: canais   :: acessar :: busca   :: buscar :: :: contato ::
Início
      
Busca
OK
Fale conosco | Webmail | Links | Mapa do site
Banco de notícias
O IEN na mídia
 

Reator Argonauta: 50 anos de criticalidade
Homenagem a Luiz Osório de Brito Aghina

Há 50 anos, no dia 20 de fevereiro de 1965, às 5h05 da manhã, o reator de pesquisa Argonauta, do Instituto de Engenharia Nuclear, atingiu a criticalidade, isto é, uma reação nuclear controlada. Foi o ápice de uma aventura que começou em 1960, quando a CNEN abriu licitação para a construção de um reator de pesquisa no Rio de Janeiro, vencida pela empresa CBV Mecânica. O engenheiro Luiz Aghina acompanhou e logo passou a liderar o processo de montagem, testes e operação do novo reator brasileiro. Estava à frente da equipe naquele dia histórico. A inauguração oficial do reator foi no dia 7 de maio daquele mesmo ano, com a presença do Presidente da República.

Nesses 50 anos de operação ininterrupta, o reator do IEN tem sido uma importante ferramenta para o desenvolvimento de uma tecnologia nuclear nacional.

O IEN comemorou este cinquentenário fazendo uma homenagem a esse pioneiro, recentemente falecido. No dia 26 de maio, foi inaugurada uma exposição sobre o reator Argonauta (para ver clique aqui) e descerrada uma placa, pela viúva e pelo diretor do IEN, dando o nome de Luiz Osório de Brito Aghina ao prédio do reator.



Voltar

Rua Hélio de Almeida, 75 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: (21) 2173-3700 / Fax: (21) 2590-2692 - Horário de funcionamento: 7h30 às 16h30